O papel do Cerimonial nos eventos
- Débora do Carmo
- 18 de mar. de 2021
- 1 min de leitura
Por Débora do Carmo

Organizar e conduzir um evento. Essa é a principal função do cerimonialista. Mas engana-se quem acha que este trabalho é simples e sem desafios. O profissional de cerimoniais inicia o trabalho com um ou até dois anos antes para que o dia do evento –corporativo ou social, como um casamentos ou bodas – seja inesquecível. O papel do cerimonialista é fazer com que os anfitriões aproveitem seu evento com tranquilidade e segurança.
Mas é necessário contratar esse serviço? Segundo a cerimonialista Carolina Marcussi, da Donna Eventos, a escolha é pessoal. “Porém com a rotina agitada que temos há a dificuldade em organizar os detalhes doe um casamento, por exemplo. Outro problema apontados, principalmente por noivos é não ter fornecedores de sua confiança. Aí é que entra nosso trabalho para auxiliar em toda a organização, principalmente se o casamento ou festa for de grande porte”, relata.
ASSESSORIA
Carolina informa ainda que o cerimonialista assessora diversos outros assuntos que sejam relacionados ao evento, como - no caso de casamentos – escolha do local da cerimônia, recepção, convidados, buffet, doces, bolo e lembrancinhas, celebrante, músicos, tipos de fotografia e filmagem, convites e decoração.
“Inclusive para deixar os noivos mais tranquilos, sempre visitamos os locais juntos, já definindo os principais itens que eles pretendem no dia do evento, o menu escolhido, o modelo ideal para noiva, noivo e exemplos para padrinhos e madrinhas”, explica, revelando que um bom profissional precisa ser multitarefas, ter agilidade, liderança, boa comunicação, empatia e muito jogo de cintura. “Até porque em muitos momentos, atuamos como psicólogo das noivas! Mas nossa maior felicidade e missão é realizar sonhos!”, comenta.

Comments