Renovação de Votos: Reviver a celebração do amor
- Carolina Marcussi
- 31 de jul. de 2021
- 2 min de leitura

Por Débora do Carmo
A celebração do casamento é um dos momentos mais sublimes na vida de um casal, principalmente porque é a ocasião que se afirma o compromisso e a alegria de encontrar alguém para dividir o amor. Mas não precisa ser necessariamente o único. Reviver a celebração do amor, pode vir em forma de renovação de votos. E mais! É demonstrar que depois de muitos anos, a união, o companheirismo e carinho seguem os mesmos.
Segundo Lígia Lafaette (@ligialafaettecelebrante), que já realizou mais de 100 cerimônias entre casamentos e renovações de votos, no sul da Bahia, em 5 anos como celebrante, a renovação dos votos é uma nova forma dos casais reafirmarem o compromisso, além de unir as famílias e os amigos num novo e inesquecível dia, demonstrando o quanto querem seguir a jornada juntos.
DATAS
A celebrante explica que não existem datas específicas para uma renovação, o casal, por livre vontade pode resolver comemorar a sua união quando bem quiser. “E esta é a diferença entre as bodas e a renovação de votos. As bodas de casamento se dá quando o casamento foi oficializado por um padre, sacerdote ou um juiz de paz, ao passo que, a renovação dos votos não exige compromisso oficializado. Assim é, que os casais podem comemorar por exemplo, o tempo que estão juntos, que podem ser anos ou décadas”, declara.
Ligia afirma que não existem regras a seguir, que pode ser tanto algo simples como grandioso, chegando inclusive na mesma dimensão de um casamento. “Não é preciso se limitar a locais tradicionais. O casal pode escolher, inclusive, celebrar em algum lugar específico que tenha a ver com a história que viveram juntos ou para um destino de sonho. Depende apenas da intenção e do gosto do casal”, comenta, explicando que no caso da Renovação de Votos não é preciso ter padre ou juiz de paz.
ALIANÇAS
Ela ressalta também que a renovação de votos dá ao casal a liberdade de comemorar conforme os seus desejos, com ou sem troca de alianças. “No entanto, é um momento importante para relembrar a simbologia das alianças e muitos casais aproveitam para trocar as mesmas por outras novas, se tiverem muitos anos de união ou um par de anéis para usar junto. A ocasião também não exige uma vestimenta formal, nem a necessidade de testemunhas. Mas muitos optam por tê-los, sendo esta também uma forma de incluí-los a àquele momento, estreitando seus laços de amizade”, salienta.
De acordo com ela, não importa se a renovação será feita a cada ano ou a cada década e sim do que a celebração traz consigo: ‘a confirmação do amor e também a criação de novas memórias afetivas, afinal, torna-se um dia singular e inesquecível”.
21 ANOS
A Cerimonialista Carolina Marcussi revela que no último ano realizou a celebração de renovação de votos de Ligia. “Foi um momento memorável para todos. Após 21 anos de união, Lígia decidiu fazer a cerimônia, onde os celebrantes foram os seus filhos. Foi um encontro de amor e felicidade. Inesquecível!” declara. Se interessou? Que tal conversar com a Donna Eventos e Cerimonial, para fazer da sua Renovação de Votos um momento mais que especial. Siga-nos nas redes sociais @donnaeventos.

Comentarios